Como fazer seu primeiro currículo
- Alunos do RH
- 1 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2018
Normalmente em nosso primeiro currículo temos muitas dúvidas do que devemos colocar, se tal informação é importante ou não entre outras coisas, então a seguir temos um pequeno passo a passo de como devemos começar e estruturar o nosso currículo.
O primeiro passo para a criação de um currículo são os dados pessoais como:
1.Nome Completo
2.Endereço
3.Idade
4.e-mail
5.Telefones(se possível residencial e celular)
O segundo passo são os objetivos do currículo, se você está na busca de seu primeiro emprego o recomendável é colocar o nome da vaga, área de interesse ou jovem aprendiz dependendo a empresa e cargo no qual está se candidatando, isso fará que você tenha "meio caminho andado" num futuro processo seletivo. Como o objetivo nesse caso, seria o nome da vaga, essa informação pode se tornar dinâmica/variável, se você não tiver algo certo em mente.
A seguir temos tópicos que normalmente são padrão nos currículos:
O passo seguinte é:
FORMAÇÃO: A formação deve estar relacionada a faculdade, ensino médio ou curso técnico e não a ensinos complementares.
Caso você ainda não esteja em uma faculdade, mas está cursando o ensino médio, essa informação deverá ser colocado no currículo, dizendo que você está cursando o ensino médio, a escola na qual está matriculado(a) e o ano de conclusão do curso.
Já se você está na faculdade, deverá ser colocado o curso como por exemplo: Graduação em administração, a instituição de ensino e a data de conclusão.
E isso também se aplica a pessoa que estão fazendo um curso técnico.
Logo após temos:
IDIOMAS: Esse tópico é um grande diferencial, por isso é de extrema importância inseri-lo, então caso você saiba falar outras línguas ou já tenha feito um intercâmbio, coloque o nível desse idioma adicional, seja básico, intermediário ou avançado, se for o caso, o país para qual você tenha ido, a instituição que o levou e o período desse intercâmbio.
E por último:
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Caso você já tenha trabalhado em outros lugares é interessante colocar, se não, coloque atividades, projetos ou ações voluntárias que você já tenha atuado, a função que você exercia e o período em que tenha atuado nessas atividades. Atividades extracurriculares e complementares também são válidas para o preenchimento deste tópico.
Com isso você já terá as informações suficientes para a formação de um currículo, e antes de conclui-lo confira se as informações estão corretas. Esperamos que este texto tenha sido útil a você, e obrigado por ler!

Agora já sei como fazer meu primeiro currículo! muito obrigada
Adorei!!
Minhas meninas, criei com mt leite ninho S2
Parabéns galera, adorei o site, muito útil